We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

SOLO

by Luciano Magno

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $3 USD  or more

     

  • Full Digital Discography

    Get all 5 Boa Vista Jazz Records releases available on Bandcamp and save 35%.

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality downloads of Grammelot, Sereno, SOLO, Summertime, and Mongiovi Trio. , and , .

    Purchasable with gift card

      $12.35 USD or more (35% OFF)

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Pé de Bode 04:37
8.
9.

about

O solilóquio é um monólogo onde o narrador discorre sobre si, transpondo em linguagem, as deambulações nas paisagens profundas de sua interioridade. No caso de SOLO (2021), do guitarrista Luciano Magno, tal conceito se aplica à perfeição, pois o álbum representa a tradução musical da autobiografia de um artista que esperou mais de 30 anos para ser escrita.

Em sua vasta experiência como músico profissional, Luciano sempre teve seus trabalhos ligados à cultura popular e, como não poderia deixar de ser, SOLO também é um álbum ligado aos patrimônios imateriais da música brasileira, em especial às veredas sonoras do Nordeste, cerne de sua artisticidade, percorridas em incursões exploratórias. É o que está posto em temas como “Chorinho pro Dominguinhos”, com seu staccato em cordas abafadas que traz uma melodia rica e uma técnica de guitarra tersa e “Esquentadinho”, homenagem a Morais Moreira, onde a guitarra, sozinha, infere e irradia toda uma orquestra de frevo das mais quentes.

Porém, há em SOLO o predomínio de uma outra linguagem que rege o aspecto interpretativo dos temas: o jazz. O jazz não como um fetiche, e sim como técnica com seus cromatismos, escalas simétricas, acordes autônomos, tópicas bebop e a incessante tensão presente no fraseado improvisado. Mais ainda: o jazz enquanto um estado de consciência mais alargado que permite ao intérprete, via improvisação, lançar-se nos infinitos caminhos do Eu (não do Ego) para erigir um mundo evanescente.

Neste sentido, a capa do disco é muito certeira: o artista transfigurado em paisagem, uma paisagem do Recife, já que vemos Santo Antônio, mas também uma paisagem a qual sedimenta temporalidades, vivências, linguagens e culturas diversas, constituindo um todo uno, mas multifacetado, que cria pontes para se comunicar com os territórios além de si, tal como o próprio Luciano Magno.

Convidamos, portanto, o(a) leitor(a) a fazer-se peregrino e percorrer esse espaço de caminhos sem fim construído pelo artista e fruir toda a riqueza de sua arquitetura musical, tornando seu esse lugar acessado a cada escuta.

Texto por Bruno Vitorino e Angelo Mongiovi

credits

released January 19, 2021

Produzido por Luciano Magno, Angelo Mongiovi e Bruno Vitorino

Luciano Magno (guitarra e violão)

Gravado em 7 de outubro de 2020 por Paulo Umbelino no Fábrica Estúdios (Recife/PE - Brasil).
Mixado no Fábrica Estúdios por Paulo Umbelino e Angelo Mongiovi.
Masterizado no Fábrica Estúdios por Pablo Lopes.

Fotografia e design: Eládio Ferreira

Todas as composições por Luciano Magno (exceto Recife Cidade Lendária por Capiba).

license

all rights reserved

tags

about

Boa Vista Jazz Records PE, Brazil

Uma ponte musical integrando os territórios jazzísticos de Recife e de longe, desvelando novos horizontes e tornando apreciáveis paisagens sonoras desconhecidas ou inexploradas.

contact / help

Contact Boa Vista Jazz Records

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like SOLO, you may also like: